quarta-feira, 26 de março de 2014

De volta das panelas (e do chocolate) #1

Há uns dias atrás, quando publiquei esta receita, recebi um comentário curioso da Carmen Santos, uma rapariga que me contou que me conheceu pelo blog da Joana quando eu ainda tinha o meu antigo blog.
A Carmen disse que, de todas as receitas que eu postei, a que mais a marcou foi o bolo de chocolate com courgette, sem ovos nem leite. Por isso, hoje deixo-vos esta receita, a ti especialmente Carmen :)


Esta foi uma receita que eu descobri quando vim para Espanha, neste blog fantástico onde todas as receitas são bonitas e fazem pensar "já-me-gostaria-a-mim-fazer-uma-coisa-tão-bonita-como-esta" e já esteve presente em vários momentos da minha vida aqui.
Foi esta receita que eu fiz, pela primeira vez, para as minhas amigas espanholas e que me pedem que faça sempre, sem excepção, como bolo de aniversário, desde há quase 2 anos.
Foi este bolo que essas mesmas amigas tentaram fazer e me disseram depois "não ficou tão boa como a tua".
Foi esta receita que fiz e levei um dia para a faculdade, acabando por dar a última fatia à professora que nos olhava com cara de "vocês-estão-a-comer-algo-que-eu-quero-e-se-não-mo-dão-chumbam-todos". Depois disso, fiquei conhecido como Pedro, o do bolo.
Foi com este bolo que comemorei o Natal passado, estreando as minhas formas de árvores de Natal e de estrela ( na foto aparece um pinheirinho :D ).
(E agora) Foi com esta receita que fiquei na memória de alguém que nunca me conheceu mas que se lembrou de mim :)

Ingredientes da massa
- 300g de courgette, limpa e com pele, triturada
- 175 ml de azeite virgem extra (sabor suave)
- 200 g de açúcar mascavado
- 50g de cacau puro em pó (tipo Valor)
- 1 colher de chá de café solúvel
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de aroma de baunilha (opcional)

Ingredientes para a cobertura
- 200 ml de agua
- 2 colheres de sopa de Maizena
- 250g de chocolate negro (sem leite), em pedaços

Preparação
Para a massa
1. Pré-aquecemos o forno a 180ºC.
2. Preparamos uma forma, untando-a com óleo e um pouco de farinha (ou podemos forrar com papel vegetal).
3. Trituramos a courgette, se não o fizemos antes.
4. Misturamos todos os ingredientes, sendo a farinha a última. Ficamos com uma massa com um aspecto (est)ranho (como podem ver na foto).
5. Vertemos a massa para a forma que preparámos previamente e metemos no forno durante 20-25 (ou até que esteja). Tiramos do formo e deixamos arrefecer.

Para a cobertura
1. Para a cobertura: misturamos a agua com a Maizena, mexendo para dissolver tudo.
2. Metemos a mistura a aquecer no fogão, a lume brando. Adicionamos o chocolate em pedaços e mexemos sem parar até que esteja todo fundido.
3. Retiramos do fogo, e vertemos sobre o bolo preparado e arrefecido.
4. Conservamos no frigorifico até ao momento de servir (retirar 15-30 minutos antes de comer). Podemos decorar com açúcar glacé ou com bolinhas de chocolate.





Até amanhã :)

6 comentários:

  1. Tem muito bom aspecto!
    Acho que qualquer dia vou experimentar! :P
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Devias ser preso por estar a mostrar coisas tão boa como essa, a uma pessoa que está a fazer uma alimentação controlada! :P
    Estou a brincar! Tem muito bom aspecto; quando puder comer doces, experimento.

    ResponderEliminar
  3. O bolo tem um aspecto delicioso ^^
    Qualquer dia experimento :)

    ResponderEliminar
  4. Ficaste agora na minha memória também! Nunca tinha visto uma receita de bolo tão invulgar! Mas fiquei cheia de vontade de prová-lo :)

    ResponderEliminar
  5. oh :O :O :O :O....Pedro! Vim aqui agora depois de meses...estes últimos meses foram duros para mim...tese, trabalho e alguns percalços pelo caminho e nunca mais cá voltei! Agora a tese acabou...muita coisa acalmou e ando a visitar alguns cantinhos que gosto..e deparo-me com isto! Muito Obrigado pela receita e pelo post ;) beijo e espero que esteja tudo bem :)

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentares o meu cantinho :D