terça-feira, 20 de maio de 2014

Dirty Little Secret #4

Ontem perguntaram-me, a mim e ao L., se queríamos casar. Confesso que foi uma situação incómoda, especialmente porque a pessoa que perguntou é uma das minhas companheiras de piso, que mais do que uma vez já me disse que não acredita que eu e o L. fiquemos juntos.
Respondi-lhe que não sabia, porque a verdade é que é uma coisa que nunca quis. Casar nunca esteve nos meus planos, mas sei que está nos planos do L. e pode ser que um dia (daqui a muitos anos) ele me convença que casar é dar o passo seguinte numa relação.

Depois essa rapariga perguntou se queríamos ter filhos. Neste momento apeteceu-me dizer "não tens nada a ver com isso" mas eu de mal-educado tenho tanto de afroamericano, pelo que respondi sinceramente: "sim, quero ter filhos".
Para quem me segue desde o meu antigo blog isto pode parecer estranho, porque eu escrevi um post afirmando que jamais, passasse o que passasse, quereria ter filhos, não porque não gostasse dos pequenotes, mas porque sempre senti que não era algo que estivesse destinado a acontecer.
Lembro-me que houve quem comentasse e me dissesse "isso é porque ainda és novo, depois já verás" ou "isso muda quando encontres uma pessoa com quem queiras partilhar a tua vida".

Essas pessoas tinham razão. Muito possivelmente por madurar um pouco e porque comecei a namorar com o L. (há já um ano e quatro meses), senti um desejo impressionante de ser pai. Quero adoptar e dar todo o carinho e amor que sei que tenho para dar; quero educar um pequeno ser humano e sentir o orgulho que um pai sente quando o filho (ou filha) consegue alcançar o seu caminho; quero sentir a desesperação de sentir que estou a fazer as coisas mal (coisa que sentem todos os pais, porque todos têm medo de fracassar); quero, mais do que tudo, ser o pai que nunca tive.


Pode ser que um dia esse meu sonho se concretize. 
Até lá, quem sabe? :)

7 comentários:

  1. Achei graça ao teu texto, pois eu também não quero casar nem ter filhos.
    Nem por namorar à muito tempo (9 anos) a vontade apareceu.
    Será que quer dizer algo? Talvez...

    E essa frase de quereres ser o pai que nunca tiveste, como a percebo tão bem!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Tem sido difícil comentar aqui o teu blog... Não tenho conseguido, não sei bem porquê, mas felizmente o blogger deixou de ser parvo! :P
    Acho lindamente que queiras ser pai! Dar todo o amor que temos a uma criança é algo que me enche de esperança num mundo melhor!
    Tenho a certeza que um dia esse teu desejo se irá realizar! Um beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Vais ver que consegues realizar esse teu sonho! :)

    ResponderEliminar
  4. Eu também sempre disse que não queria ter filhos, mas, ao contrário de ti, isto manteve-se mesmo depois de começar a namorar. Já lá vão 5 anos e continuo a dizer o mesmo. E toda a gente continua a dizer que é porque "ainda sou nova e vou mudar de ideias", mas nah...
    Espero que realizes esse teu sonho =)

    ResponderEliminar
  5. Algumas perguntas são tão pessoais que as pessoas devem evitar colocá-las. Faz o que te manda o coração.

    ResponderEliminar
  6. É perfeitamente normal que não se queira ter filhos quando se é novo e se tem uma perspectiva de carreira. Não temos maturidade, nem estabilidade para tal. E claro, mesmo querendo, ainda se vão passar vários anos até que te sintas preparado para dar esse passo, até porque, como tu próprio disseste, queres ser o pai que nunca tiveste (como te entendo...). Também eu quero ter filhos, mas tenho perfeita noção que nos próximos anos isso será impossível por diversas razões.
    Quanto ao casamento, tenho uma ideia um pouco negativa sobre o assunto... Não tenho um bom exemplo, e a perspectiva de assinar um contrato e que essa seja a "prova" de que gosto realmente de alguém. Amor a casamento são coisas diferentes, e que podem existir uma sem a outra. Mas ainda assim não sou contra quem o faça, porque cada um é livre de escolher o seu caminho. De qualquer das formas, espero que sejas feliz em qualquer uma das tuas escolhas, porque todos temos esse direito ^^ *****

    ResponderEliminar
  7. Apenas te posso desejar as maiores felicidades, o resto chegará por acréscimo :)

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentares o meu cantinho :D