terça-feira, 22 de abril de 2014

Dos estágios em medicina...

Nós, aqui em Espanha (pelo menos nesta universidade), temos que entregar uma série de trabalhos comprovativos do nosso estágio. Eu, que estou no terceiro ano de medicina, tive os primeiros estágios este ano que foram de três semanas, por semestre, em cardiología e em urgências.


Um dos trabalhos que nos pedem para entregar é uma memória do que aconteceu e do que aprendemos nessas semanas de estágio. Eu acabei agora de fazer essas duas memórias, duas páginas cada uma, em castelhano, com o que os meus professores querem ler. Agora vou contar-vos, em português (já meio portuñol), a verdade do que realmente aprendi:
- Em três semanas, de cada semestre, aprendi o equivalente a quatro ou cinco manhãs, porque apenas dois ou três dias em cada estágio foram realmente productivos.
- Os médicos passam mais tempo no computador que examinando os pacientes.
- Os enfermeiros, ainda que não tenham tantos anos de curso nem diagnostiquem, fazem muito mais do que os médicos e os estudantes de enfermagem davam-me inveja, sou sincero.
- Os médicos, já especializados, são, na sua grande maioria, antipáticos e desenvolveram uma estranha amnesia que lhe fez esquecer que um dia foram alunos e que tinham interesse (e necessidade) de aprender para um dia poder serem bons profissionais
- Os médicos do primeiro ano de especialização, ainda desconhecedores de tal amnesia, eram simpáticos e foi com eles que eu e os meus colegas conseguimos aprender alguma coisinha.
- Houve casos em que mais que um paciente foram auscultados por, pelo menos, 6 alunos. Imaginem um senhor de 70 anos, com disnea (dificuldade respiratoria) ter que inspirar e expirar profundamente durante quase 10 minutos.
- Soube de casos, ainda mais graves, onde foram feitos 5 tactos rectais ao mesmo paciente.
- Estes dois pontos anteriores acontecem porque o hospital está sobrelotado de estudantes. Somos alunos de 3º, de 4º, de 5º e de 6º. Todos juntos nos diversos serviços, fazendo todos mais ou menos o mesmo: nada. Por isso estou entusiasmado com o meu estágio de verão, em cirurgia pediátrica, porque vou ser só eu, durante um mês inteiro, no bloco operatorio com os médicos
- ...

Em resumo, posso dizer que sou um aluno que está quase a acabar o terceiro ano e que sei tanto como sabia ao principio. Um pouco mais, isso é obvio, mas pela teoria das horas lectivas e não pelas prácticas. No fundo, o pouco que aprendi este ano nos estágios é que tenho que escrever mais rápido no computador porque senão, os 6 minutos que temos para cada paciente não chegam...

5 comentários:

  1. Infelizmente nada disso me surpreende e posso confirmar que assisti a TUDO que escreves. Mas olha, depois há um qualquer milagre e dás por ti no ano comum a ver crianças na urgência completamente sozinho (e a saber o que estás a fazer, vá!) :P O dia vai chegar, não te preocupes ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Muita responsabilidade vem aí a caminho =)
    Tu consegues!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Tudo verdade. Restam-nos alguns médicos que amam realmente o que fazem e que dedicam TODA a sua vida aos seus pacientes! (eu conheço alguns, raros, poucos!)
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  4. Isso não é algo que surpreenda. Quem já passou por isso, facilmente esquece como foi. Com os professores é assim, e com os colegas mais velhos também, mas num nível muito pior (um advogado estagiário em tribunal é um pária, na Ordem é um miúdo mediocre...). Felizmente ainda há profissionais que fazem o que amam, mas muitos foram doutores por imposição dos pais...
    Tens que pensar que quando chegar a tua vez, vais seguir a tua vocação, e que vais contribuiu para melhorar a vida das pessoas =) ****

    ResponderEliminar
  5. Parece que se esquecem mesmo, enfim -.-

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentares o meu cantinho :D