segunda-feira, 17 de março de 2014

Racismo...

Andava a circular pelo facebook o vídeo que vos deixo a continuação e, ao vê-lo, pensei que seria interessante comentá-lo. São dois anúncios, já têm 15 anos, segundo entendi, e é impressionante como certas coisas ainda não mudaram, de todo.


Já lá vai o tempo em que Martin Luther King sonhava e, ainda que tenham havido alguns avanços no que diz respeito à discriminação racial, ainda há quem discrimine, publicamente, pessoas de outras raças (e não só, mas isso é outro post).
Não vou andar às voltas com a típica frase de que "somos todos diferentes, mas somos todos iguais". Essa frase está mal construída e, por vezes, deixa margem a dúvidas. Devia ser (e para mim é): Somos todos diferentes, mas temos todos os mesmos direitos. Não somos todos iguais, por mais que o tentemos e é por isso que acho que a conhecida expressão está mal. Sei o que pretende dizer, mas não somos iguais (nem por dentro) pois geneticamente estamos codificados para ser diferentes (até mesmo os gémeos) e são essas diferenças que nos conferem as mais distintas características que possuímos e que fazem de cada um de nós seres únicos e insubstituíveis.
Se as diferenças nos fazem de primera ou segunda categoria? Não! Ninguém deve ser julgado por ter a pele escura cor de cacau ou branca cor de cal, mas sim pelas acções cometidas enquanto seres humanos. São essas que nos definem, como pessoas, e não as características físicas. Dá-me repulsa que se aponte o dedo ao "negro" quando devemos apontar o dedo "ao corrupto"...


Acho sinceramente que, hoje em dia, depois de tantos anos de evolução, ter qualquer sinal de discriminação seja racial, sexual ou religiosa é, antes de mais, falta de educação e, mais importante, falta de humanidade.

4 comentários:

  1. Acho que o "somos todos iguais" acaba mais por se referir a que no fim apenas nos sobra o esqueleto (e no fim-fim é só pó, ahaha). Mas concordo contigo "Somos todos diferentes, mas todos temos os mesmos direitos". Cabe-nos a nós, jovens, novas gerações ir mudando as mentalidades. Por falar nisso, dá uma olhada aqui :) http://www.osexoeaidade.com/2012/11/lentamente.html

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Eu sou racista. Confesso.... Tenho amigos negros, amigos brancos, amigos amarelos, amigos portugueses, espanhóis, franceses e tudo o mais.... Mas não tenho amigos ciganos. Porque sou racista. É mau? É. Mas é como sou e até ao momento não conheci quem me fizesse mudar esta característica.

    ResponderEliminar
  3. Já conhecia o 1º anúncio e fiquei chocada com o 2º.
    Realmente é bem provável que existam pessoas assim, infelizmente =S

    Beijocas

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentares o meu cantinho :D