sexta-feira, 7 de março de 2014

Carta para o meu irmão...

Amanhã é o baile de finalista do meu irmãozinho. Por impossibilidade de estar presente, mandei-lhe este texto porque todos os finalistas vão levar um caderno de dedicatorias. Ele só vai saber amanhã que, entre todas as dedicatórias, há uma feita pelo seu maninho mais velho :)

Querido irmão,

Escrevo-te a mais de 700 km para deixar constância deste momento tão importante para ti e igualmente relevante para mim, pois estás prestes a terminar uma etapa da tua vida ao mesmo tempo que começas outra.
Houve um dia, há tanto tempo que não sei precisar o momento concreto, em que não éramos, de todo, os melhores amigos. Reza a lenda (e com lenda entenda-se a mãe) que tu querias sempre brincar comigo e que eu te ignorava. Todos sabemos o que se diz das lendas, que são histórias antigas e que muitas vezes são pura imaginação. No entanto, a verdade é que éramos duas crianças que não tinham muito em comum e cujas personalidades produziam uma certa fricção. 
O tempo passou e tudo isso ficou para trás, como ficam todas as coisas que pertencem ao passado e que só vivem nas nossas memórias. Para trás também ficaram todas brincadeiras que jogávamos, dia-a-dia, depois das aulas ou nos fins-de-semana. Ficam as vezes em que dormiste na minha cama porque eras pequeno e tinhas medo do escuro; ficam as vezes que te visitei no hospital porque estavas doente; ficam as vezes em que senti ciúmes da atenção que te davam em vez de dar-te a atenção que merecias; ficam as vezes que me ri de ti porque dizias palavras erradas ou caías quando começavas a correr; ficam as vezes em que brigámos; ficam os programinhas de sábado à tarde, em vez de ir aos escuteiros; ficam as vezes em que eu reclamava porque fazia todas as tarefas de casa e tu não fazias nada; ficam todas as aventuras que vivemos como crianças e irmãos que fomos, e que somos, e que sempre se irão conservar na minha memória.
Hoje já não és o bebé das bochechas grandes que despertava sempre chorando nem o menino pequeno com um robe verde e umas pantufas em forma de cão que sorria todo o dia. Hoje és um homem (ou um protótipo de), hoje tens 17 anos, quase celebrando os 18 e hoje já estás a ponto de terminar o ensino secundário e começar a universidade, provavelmente longe de casa, um novo desafio que um dia verás que não é tão fácil como pensavas, mas que é necessário para atingir o patamar de felicidade que todos aspiramos alcançar.
Agora já não pensas em fazer programinhas, mas sim em como arranjar o cabelo; agora já não tens medo do escuro e desafias o mundo com essa característica natural de um jovem cuja vida lhe corre nas veias; agora (esperemos que por muito tempo) não passas dias internado no hospital e sabes que tens que aproveitar a vida ao máximo, porque tudo é efémero e de um momento para o outro pode mudar, sem aviso prévio.
Fizeste-te homem antes de tempo, por circunstâncias que só nós sabemos e só nós podemos entender. Cresceste forte, destemido, sabes o que queres e lutas por consegui-lo. E eu não podia estar mais orgulhoso de ti. Orgulho-me da pessoa que és, da pessoa em que te tornaste, do irmão que tenho e que me apoia como nunca pensei ser possível. Orgulho-me de ti M., de como te moves com essa garra e essa determinação. Inspiras-me a mais, quando devia ser eu o teu exemplo a seguir. Tenho orgulho em que hoje, neste preciso momento, eu saiba que estás sempre aí para mim e que tu sabes que, quando precises, eu estarei aí para ti.


Sê feliz e acredita que estarei sempre a teu lado para celebrar contigo as tuas vitórias e para consolar-te nos momentos menos bons. Passe o tempo que passar, independentemente do que cresçamos, serás sempre o meu pequenito, esse que ocupa um lugar tão importante no meu coração, como eu nunca pensei ser possível.
Obrigado, por estares lá, pelas palavras, pelas discussões, pelos abraços, pelos silêncios, pelos sorrisos, por seres, para sempre, o meu corninchamalsinsincha :)
Escrito com o coração, para o meu maninho, teimoso, inteligente e lutador, deste teu irmão que T’Adora :D

Pedro 


5 comentários:

  1. Adorei! De certeza que ele se irá emocionar! :)
    És um super irmão!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Ohhh que bonito =) O amor de irmãos deve ser lindo =')

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso, está lindo!
    De certeza que és um irmão fantástico :)

    ResponderEliminar
  4. Mas que ternura de texto. Gosto tanto quando as pessoas verbalizam devidamente os sentimentos!

    ResponderEliminar
  5. Muito bonito =)
    Sabes quando eu e a minha irmã éramos mais novas, também não davamos muito bem. Sempre às turras e vá, coisas normais de irmãs.
    Hoje em dia temos uma relação do caraças =)

    Beijocas

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentares o meu cantinho :D